SINDICATO PATRONAL INICIA CONTATO FORMAL COM O SINDICATOS DOS PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR
Nesta segunda-feira, 27 de julho, após reiteradas convocações, o SINPROES realizou a primeira reunião com o Sindicato das Instituições Particulares de Ensino Superior do Estado de Pernambuco – SIESPE – que representa a classe patronal. Além do Presidente do Sindicato, Rômulo de Freitas, que foi realizada por teleconferência, participaram diversos representantes do Sindicato Patronal, que reconheceram a importância do professor como pilar na relação entre as instituições e o alunado. Entre os presentes no encontro virtual, as diretoras Ana Catarina Matos de Albuquerque Maranhão e Tatiana da Hora Andrade, acompanharam o desenvolvimento deste primeiro contato com a Entidade.
O presidente destacou na reunião a necessidade de maior transparência e segurança no processo de implantação dos protocolos sanitários, que devem ser apresentados antes do início das aulas seguindo o protocolo de abertura das atividades proposto pelo Governo. O SINPROES também ressaltou a necessidade de dar total suporte aos professores – desde questões ergonômicas a flexibilização e negociação de horários das teleaulas – para que o andamento das atividades de ensino seja o ideal para todas as partes.
Desde o início da Pandemia o SINPROES tem de forma sistemática tentado contatos que foram adiados, mas culminaram na reunião oficial de hoje. Durante a reunião, o Presidente questionou quais protocolos seriam realizados para a volta segura das aulas e como os Empregadores pretendem garantir a segurança dos profissionais de ensino superior em Pernambuco. O SIESPE admitiu ter um protocolo realizado entre o sindicato Patronal e o Governo, que se comprometeu a consultar os associados para apresentar este protocolo para discussão com o Sindicato, que frisou a importância da abertura deste canal de diálogo, fazendo ouvir a voz dos Professores junto às IES particulares no Estado.