Nota do SINPROES contra trabalho presencial durante caos das chuvas em Recife

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) anunciou Estado de Alerta para a madrugada e manhã de hoje (terça, 07) para Região Metropolitana do Recife (RMR), enquanto jornais e telejornais comunicam deslizamento de terras, com vítimas nas comunidades, frotas reduzidas de ônibus, saltando paradas, com veículos lotados e a chuva segue constante. O SINPROES sensibiliza as Instituições de Educação Superior da RMR diante desse momento de calamidade pública e recomenda a autorização para que os docentes cumpram suas cargas horárias via internet através da infraestrutura informática que foi disponibilizada em razão da pandemia.

Ao determinar o comparecimento presencial dos docentes, discentes e técnicos, a IES empregadora assume o risco de responsabilidade por danos físicos , morais, existenciais e materiais perfeitamente esperados diante de notório caos de mobilidade e perigo à vida.

Destacamos ainda que o professor que se negar a comparecer à IES não poderá ser considerado em dívida com a empregadora, nem obrigado a repor a carga horária, porque está zelando pela própria vida e dos discentes que prezam pela assiduidade.

O SINPROES promoverá as ações individuais e coletivas cabíveis contra as IES que perseguirem com tal cobrança aos professores para que compareçam presencialmente no dia de hoje e em dias em condições similares. Conclamamos que as IES observem a sua responsabilidade social e ambiental diante desse  cenário de absoluto caos instalado na RMR. Reforçamos as práticas exitosas em teletrabalho, quando os docentes conseguiram cumprir seus contratos de suas residências, onde poderão zelar por sua saúde e segurança e dos demais envolvidos.

Denúncias poderão ser realizadas no link Denuncie – SINPROES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.