Sinproes participa do 1º Encontro de Programas do Trabalho Seguro dos Tribunais Regionais do Trabalho da Região Nordeste.

SINPROES marcou presença no 1º Encontro de Programas do Trabalho Seguro dos Tribunais Regionais do Trabalho da Região Nordeste, realizado pelo GETRIN-6 (Grupo De Trabalho Interinstitucional De Prevenção De Acidentes De Trabalho Da Sexta Região), do TRT-6, no último dia 23 de agosto. O evento ocorreu no auditório da Escola Judicial do TRT-6 e reuniu representantes de diversos órgãos e especialistas para discutir temas cruciais relacionados   aos impactos do uso de agrotóxicos à saúde e segurança do trabalhador.

Formaram a mesa de honra a presidente a presidente do  TRT-6, desembargadora Nise Pedroso; o coordenador nacional do Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho,  o ministro do TST, Alberto Balazeiro; a gestora do Programa Trabalho Seguro da Região Nordeste, a desembargadora do TRT-20 Vilma Amorim; os  gestores do Programa Trabalho Seguro do TRT-6, desembargador Virgínio Benevides e a Juíza Sarah Yolanda; o desembargador vice-diretor da Escola Judicial do TRT-6, Ivan Valença; o subprocurador-geral do Trabalho, Waldir Bitu; a vice procuradora chefe do MPT-6, Gabriela Maciel; a advogada Silvana Fonseca, representando o presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro, e o juiz presidente da AMATRA-VI, Rafael Nogueira.

A presidente do TRT-6 enfatizou a importância da parceria entre as diversas instituições, inclusive os sindicatos, para promover um ambiente de trabalho saudável e seguro, o que foi reafirmado nas palestras e painéis. Destaque também sobre os impactos negativos dos agrotóxicos na saúde dos trabalhadores.

Abordou temas como a regulamentação do uso de agrotóxicos, a importância da agroecologia, e os desafios enfrentados pelos trabalhadores rurais além de debates sobre políticas públicas e práticas sustentáveis, os palestrantes alertaram acerca do risco desses produtos químicos em setores onde essa exposição não é direta.

A Diretora de Saúde e Segurança do Trabalhador do SINPROES, a Prof.ª Laura Pedrosa Caldas, destacou a importância da participação do sindicato no GETRIN6 ao longo dos anos, fortalecendo o diálogo entre o SINPROES, outras instituições e o TRT-6. “Esses encontros nos oferecem valiosas oportunidades para trocar experiências, aprender com as boas práticas de outros sindicatos e avaliar criticamente nossas ações voltadas aos docentes“, afirmou Laura. Além disso, ressaltou a contribuição do sindicato em diversos eventos promovidos pelo GETRIN, inclusive como palestrante, abordando temas sobre saúde mental e trabalho, reforçando o compromisso do SINPROES com a saúde e segurança dos professores.

A Diretoria de Saúde e Segurança do Trabalhador do SINPROES tem desempenhado um papel crucial na defesa de um ambiente de trabalho seguro e saudável para os docentes, especialmente nas instituições privadas de ensino superior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.