O SINPROES marcou presença no 1º Encontro de Programas do Trabalho Seguro dos Tribunais Regionais do Trabalho da Região Nordeste, realizado pelo GETRIN-6 (Grupo De Trabalho Interinstitucional De Prevenção De Acidentes De Trabalho Da Sexta Região), do TRT-6, no último dia 23 de agosto. O evento ocorreu no auditório da Escola Judicial do TRT-6 e reuniu representantes de diversos órgãos e especialistas para discutir temas cruciais relacionados aos impactos do uso de agrotóxicos à saúde e segurança do trabalhador.
Formaram a mesa de honra a presidente a presidente do TRT-6, desembargadora Nise Pedroso; o coordenador nacional do Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho, o ministro do TST, Alberto Balazeiro; a gestora do Programa Trabalho Seguro da Região Nordeste, a desembargadora do TRT-20 Vilma Amorim; os gestores do Programa Trabalho Seguro do TRT-6, desembargador Virgínio Benevides e a Juíza Sarah Yolanda; o desembargador vice-diretor da Escola Judicial do TRT-6, Ivan Valença; o subprocurador-geral do Trabalho, Waldir Bitu; a vice procuradora chefe do MPT-6, Gabriela Maciel; a advogada Silvana Fonseca, representando o presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro, e o juiz presidente da AMATRA-VI, Rafael Nogueira.
A presidente do TRT-6 enfatizou a importância da parceria entre as diversas instituições, inclusive os sindicatos, para promover um ambiente de trabalho saudável e seguro, o que foi reafirmado nas palestras e painéis. Destaque também sobre os impactos negativos dos agrotóxicos na saúde dos trabalhadores.
Abordou temas como a regulamentação do uso de agrotóxicos, a importância da agroecologia, e os desafios enfrentados pelos trabalhadores rurais além de debates sobre políticas públicas e práticas sustentáveis, os palestrantes alertaram acerca do risco desses produtos químicos em setores onde essa exposição não é direta.
A Diretora de Saúde e Segurança do Trabalhador do SINPROES, a Prof.ª Laura Pedrosa Caldas, destacou a importância da participação do sindicato no GETRIN6 ao longo dos anos, fortalecendo o diálogo entre o SINPROES, outras instituições e o TRT-6. “Esses encontros nos oferecem valiosas oportunidades para trocar experiências, aprender com as boas práticas de outros sindicatos e avaliar criticamente nossas ações voltadas aos docentes“, afirmou Laura. Além disso, ressaltou a contribuição do sindicato em diversos eventos promovidos pelo GETRIN, inclusive como palestrante, abordando temas sobre saúde mental e trabalho, reforçando o compromisso do SINPROES com a saúde e segurança dos professores.
A Diretoria de Saúde e Segurança do Trabalhador do SINPROES tem desempenhado um papel crucial na defesa de um ambiente de trabalho seguro e saudável para os docentes, especialmente nas instituições privadas de ensino superior.