NOTA SOBRE VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS NAS FACULDADES PRIVADAS

Sinproes fortalece canal para recebimento de denúncias sobre IES que determinam aulas presenciais sem apresentação de Plano de Contingenciamento para prevenir contágio de professores e alunos por COVID-19

Poucas IES apresentaram Plano de Contingenciamento para garantir a segurança de professores e alunos

Acerca do anúncio de autorização gradual da retomada das aulas presenciais realizado pela Secretaria de Saúde nesta segunda (31) e do lúcido recuo do Governador do Estado de Pernambuco em pronunciamento veiculado ontem (03), o SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES PRIVADAS DE ENSINO SUPERIOR DO RECIFE E RMR – SINPROES esclarece que é interesse dos docentes, que não possuam ou cuidem de pessoas que possuem comorbidades, o retorno do cumprimento normal e presencial do contrato de trabalho em um local submetido a um Plano de Contingenciamento contra o contágio do COVID-19. Notificadas, somente inexpressiva parte das Instituições de Ensino Superior em Pernambuco apresentou seu plano a este Sindicato.

Como tem anunciado ao longo dos últimos meses, o SINPROES entende que o diretor que aglomera, em plena pandemia, alunos e professores sem um Plano de Contingenciamento, idealizado por engenheiro de segurança e gerido por médico do trabalho, comete o crime de Infração de Medida Sanitária Preventiva, previsto no art. 268 do Código Penal, e submete a mantenedora a responsabilidade trabalhista (além da civil e consumerista) por violação do inc. I, art. 155 da CLT c/c NR-7 e NR-9 da SEPRT/ME.

Com as precauções relativas à ergonomia, à saúde mental e a atenção à infraestrutura necessária, a educação de adultos de ensino superior através da rede mundial de computadores tem se mostrado viável, como um esforço especial, excepcional e temporário, cujas lacunas poderão ser perfeitamente preenchidas na modalidade presencial quando a pandemia passar. A insistência da IES em expor os professores ao COVID-19, sem oferecer condições de protegê-lo através de um plano, é cruel e será combatida na forma da lei.

O SINPROES reitera seu canal de denúncias identificadas ou anônimas para assegurar a proteção da vida e saúde dos professores e de seus familiares contra empregadores que insistem em determinar o retorno ao trabalho sem o competente Plano de Contingenciamento: https://sinproes.org/denuncie 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.